domingo, 16 de setembro de 2012

Nefertari


Nefertari foi umarainha egípcia esposa de Ramsés II. Seu nome tem como significado: a mais bela,a mais perfeita.Nasceu aproximadamente 1290 AC e morreu em 1254 AC.
               No centro da Núbia, na segunda catarata do Nilo, dois templos foram escavados na margem do rio, 1 300 km ao sul de Pi-Ramsés.Esses dois templos foram chamados de templos de Abu-Simbel.A deusa Hathor reina nesse lugar mágico, a soberana do amor celeste. O faraó decidira exaltar o casal régio encarnando-o, de maneira, nos dois templos próximos um do outro. Esses templos foram inaugurados pelo casal,Ramsés II e Nefertari, no inverno do ano 24 do reinado.
Ramsés e Nefertari penetraram no grande templo, consagrando a regeneração perpétua do ka do faraó, avançaram na alameda ladeada de pilares representando o rei Osíris, transpuseram as portas que davam acesso às salas secretas e foram até o fundo do santuário, onde reinavam quatro divindades: Ra, Amon, Ptah e o ka de Ramsés.
               Ramsés mandou construir esse templo "como obra de eternidade para a grande esposa real Nefertari, a amada de Mut, para todo o sempre, Nefertari, para cujo esplendor o Sol brilha". Sua coroa composta de um sol no meio e de dois chifres e duas altas plumas, que fazem dela a encarnação de todas as deusas criadoras. Na fonte, o uraeus, a cobra fêmea que queima os inimigos e dissipa as forças negativas. Ladeando a rainha, duas deusas, Ísis e Hathor, que a magnetizam depois de lhe terem colocado a coroa.
               Ramsés é o esposo do Egito, e Nefertari a mãe,identificando-a com Hathor e Ísis.
               Quando Ramsés celebrou sua primeira festa sed, no fim de 30 anos de reinado, Nefertari ja não se encontrava mais nesse mundo.
               Outro monumento que canta a glória de Nefertari é a sua morada eterna no Vale das Rainhas. Uma das maiores obras egípcias. O túmulo de Nefertari foi o único do vale das Rainhas que escapou à destruição e as degradações. Monumento vasto e inclui várias salas que conduzem à "sala do ouro", onde o corpo de luz da rainha havia sido animado pelos ritos.
               A morada eterna de Nefertari é um verdadeiro livro de sabedoria, reconstituindo as etapas de uma iniciação feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário