domingo, 7 de outubro de 2012

ESTILO GÓTICO


Estilo Gótico

Os primeiro passos são dados em meados do século XII na França no campo da arquitetura (mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até o início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica. A arquitetura, em comunhão com a religião, vai formar o eixo de maior relevo deste movimento e vai cunhar profundamente todo o desenvolvimento estético.



Exemplos de artes góticas

-      •  Gótico primitivo, ou Pronto-gótico: Assumem-se ideias base e dão-se os primeiros passos com a reconstrução da Basílica de Saint-Denis.


Basílica de Saint-Denis (França)
 - Reconstrução da Basílica de Saint-Denis;
- Gótico pleno, ou gótico clássico;
- Aperfeiçoam-se as inovadoras técnicas de construção e entra-se na fase do domínio construtivo arquitetônico com o tempo das grandes catedrais.

Vista interior da Basílica

Estátua jacente (gisant) presente na cripta da Basílica de Sant-Denis

 - - Gótico tardio:  A expressão artística torna-se menos ambiciosa, fruto da crise econômica e da Peste Negra do século XIV a par com uma religião mais terrena e mundana pelas ordens mendicantes.





Principais características do gótico

Catedral de Notre-Dame (França)
                      O verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do românico. No interior e exterior das construções góticas, os elementos arquitetônicos apontam para o céu. Um exemplo conhecido são os arcos ogivais, que são pontiagudos e possuem a impressão de uma seta apontada para cima. Este verticalismo da arquitetura gótica tenta exibir-se cada vez mais próxima de Deus e destacar sua magnificência dentro de sua respectiva cidade como uma clara referência religiosa. Em uma visão geral, as catedrais sofreram rivalidade entre vários centros urbanos que possuem edifícios com proporções superiores.








Abóbada da Abadia de Beverley (Inglaterra)
             A arquitetura gótica é constituída por paredes finas e geralmente possuidoras de enormes vitrais e rosáceas. Para que a estrutura eclesiástica fique elevada é necessário usar dois elementos que servem como suporte: o contraforte e o arcobotante. O contraforte fica posicionado em um ângulo reto em relação à estrutura gótica contra a parede lateral e eleva-se a uma altitude considerada alta, em um enorme grau de perfeição. O peso do contraforte neutraliza a pressão causada pelas abóbadas. O arcobotante possui uma caixilharia diagonal de pedra, escorado ao lado pelo contraforte posicionado próximo à parede e por outro lado pela clarabóia da nave. Deste modo, o arcobotante dirige o peso lateral das abóbadas e associado aos contrafortes possui uma força enorme. Graças à  estes dois suportes, foi possível construir catedrais, basílicas, igrejas e capelas exuberantemente altas, com muitos vitrais e rosáceas. 
        




Qual fase ocorreu o estilo gótico ?

O estilo gótico designa uma fase da historia da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta a austeridade do estilo românico. Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento em Florença, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida.

"Ana e Joaquim encontram-se na porta dourada" Giotto




Nenhum comentário:

Postar um comentário