segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Renascimento e o surgimento da arte moderna.

"O dinheiro do tributo" de Masaccio
Renascença, significa surgir denovo, o movimento foi responsável pela inovação e o renascimento da arte, essa idéia se tornou bastante popular na Europa, mais especificamente na Itália, onde foi associada a ressureição de Roma. O que caracterizou o renascimento foi a forma em que os artistas passaram a criar as obras, agora com muito mais harmonia e beleza.

Presencialmente dispersado pela Itália a partir dos anos 1400, tendo começo em Florença, foi depois de passar por Roma e Veneza que se estendeu pela Europa.O realismo e a perfeição das imagens renascentistas vieram através do estudo científico do corpo humano e da natureza em si. Devido o enfraquecimento da igreja, o estudo sobre o homem cresceu em relação ao estudo sobre Deus.

O renascimento retratou muito bem novas técnicas que chegaram a um senso comum. O óleo sobre tela permitia aos artistas simularem formas em três dimensões. A base da perspectiva na Europa, a profundidade, foi retratada nas obras renascentistas, o qual é outro paradigma que surgiu no período, além do Chiaroscuro (uso do sombreamento) e o desenho em forma piramidal, feito na intenção de focar no centro do quadro (topo da pirâmide).

Monalisa e o estilo piramidal.

Masaccio, Donatello e Botticelli foram os três pioneiros, dando cada um algo a acrescentar ao estilo.

Masaccio começou a pintar a figura humana fora do estilo gótico, mas sim, como um ser humano real e também se destacou no bom uso de perspectivas.

"Afrescos da Capella Brancacci" de Masaccio


Donatello, voltava sua arte as esculturas, fazendo-as em tamanho real, fazendo com que fiquem ainda mais vívidas. 

"Davi" de Donatello

Botticelli, tinha um estilo com bases do realismo tridimensional, sua mais famosa obra foi o "Nascimento de Vênus".





O renascimento é um dos poucos movimentos o qual os artistas receberam reconhecimento e fama ainda em vida, bom exemplo disso foi Michellangelo, aclamado por muitos que diziam ser o maior artista de todos os tempos, foi apelidado de O Divino.


O Renascimento nos dias de hoje


A cantora Lady Gaga relaciona o "Nascimento de Vênus" no seu videoclipe da musica "Judas".





Campanha recente da academia BioRitmo baseada nas esculturas de Botticelli.



Inspirada nas obras e nos traços do italiano Sandro Botticelli, um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural, na qual suas pinturas são marcadas por um forte realismo e cores vivas, as peças são impecáveis, com uma riqueza de detalhes, dando a impressão de ilustrações. Elementos da academia foram utilizados na campanha impressa, como por exemplo, as toalhas voadoras – na realidade, fazendo uma menção de que na Bio Ritmo as toalhas têm o nome dos alunos e vêm voando até eles, além dos pesos da sala de musculação, anilhas e garrafas d’água.


Fotografia baseada na Fontana di Trevi em Roma
Calendario do ano de 2009 produzido pela fotografa Annie Leibovitz representando varias obras do periodo. Annie ceitou um convite da empresa de cafés italiana Lavazza que pretendia publicar um calendário com publicidade aos seus produtos. Leibovitz aproveitou bem a oportunidade e recriou em filme alguns dos grandes ícones da arte italiana.

Todas as imagens reflectem uma enorme criatividade e sentido de humor. Leibovitz mistura conhecidas obras romanas, como a Loba do Capitólio ou uma Vénus, sem esquecer as dos mestres renascentistas, como Leonardo da Vinci ou Botticelli, com cenários modernos e modelos de carne e osso, todos portadores de uma chávena de café Lavazza na mão.

Fotografia baseada na estátua da Loba do Capitólio com o Coliseu ao fundo
Fotografia baseada no quadro de Botticelli "Nascimento de Vénus



Renascimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário