domingo, 7 de outubro de 2012

GÓTICO INTERNACIONAL

O que é o gótico internacional?

Obra de Fra Angélico
O gótico internacional é uma espécie de arte gótica que apareceu na Borgonha, Boêmia e norte da Itália no final dos anos 1300 e no começo dos 1400. Mais tarde, o gótico internacional se espalhou pela Europa Ocidental. O termo gótico internacional foi cunhado pelo historiador Louis Courajod no final do século XIX. Foi nesse período que os artistas viajaram pelo continente espalhando a arte das iluminuras, criando uma estética comum entre a realeza e a nobreza e romovendo o conceito de arte estrangeira. As principais influências estavam no norte da França, no Ducato da Borgonha, na Corte Imperial de Praga e na Itália. Casamentos como o de Ricardo II de Inglaterra e Ana de Luxemburgo ajudaram a espalhar o estilo pela Europa.


A característica estilística são as linhas riscas, decorativas e coloridas, com uso abundando do ouro. O gótico Internacional fez uso mais racional da perspectiva, de um modo que não tinha sido visto desde a antiguidade. Era uma arte mais naturalista e que se prendia aos detalhes, porem mantendo, simultaneamente, um forte caráter simbólico


O termo gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Media como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo barbado mais conhecido, utilizavam a expressão gótica para designar o que até então chamava-se "Arte Francesa".


O Corcunda de Notre-Dame

J'Adore - Dior

Sweeney Todd

Entrevista com o Vampiro

Numb - Linkin Park

Killing Lonliness - HIM

Estilo gótico apresentado na Beauty Fair pela Italy Beauty
Estilo gótico apresentado na Beauty Fair pela Italy Beauty
O guitarrista Mana Sama foi o pioneiro da moda "gothic lolita" no Japão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário